PLÁSTICO, SEMPRE PLÁSTICO – 09 EM CADA 10 TORNEIRAS ESTÃO COM ÁGUA CONTAMINADAS POR PLÁSTICOS

passaporte do País Plástico

 

Todos sabemos ou devíamos saber que o plástico nosso de cada dia se for descartado de forma errada vai parar nos rios, os poluindo, e depois vai direto para os mares.

Os oceanos já estão tão poluídos que já foi encontrado microplasticos até nos mares do Norte mais fechados. Este plástico vem da decomposição de garrafas, brinquedos, e tudo o mais que usamos no dia a dia (hoje vivemos na Era do Plástico).




Em alguns pontos dos mares há ilhas enormes de “lixo” plástico, algumas já têm até seu próprio biota.

É possível até que uma destas ilhas gigantes de plástico se transforme em país! Com lugar na Onu, dinheiro, bandeira. (http://observador.pt/2017/09/19/a-ilha-de-lixo-que-quer-ser-reconhecida-como-pais/).

Para piorar nossa situação, recentemente um estudo publicado mostrou que também nas nossas torneiras há uma grande quantidade de plástico, contaminando nossas águas ! Nos cinco continentes, contaminação. (https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/09/07/microplasticos-contaminam-agua-da-torneira-mundo-afora.htm)

plástico na água de torneira

O que acontece quando esquentamos a água para fazer comida ? Este material se decompõe e fica mais tóxico? Os estudos não dizem muito sobre.

Muito provavelmente a água tratada possa estar sendo contaminada devido ao uso de roupas com tecidos sintéticos, depois da máquina de lavar tudo vai pros rios.

Neste estudo de cada 10 pontos de coletas na cidade de São Paulo, 09 estavam contaminados.

Vamos pensar mais nos nossos atos. Que tal trocar sua esponja de plástico por uma daquelas de material orgânico, as buchas vegetais? (fruto originário da trepadeira Luffa ou Luffa cylindrica).

Conseguimos contaminar até aquele simples copo de água fresca!

 

Sandro Muniz

 

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − quatro =