Uma proposta interessante para diminuir nossa miopia botânica

plantas imagens foto de CLARA DE CARVALHO MACHADO e MARISE BASSO AMARAL

Foto: CLARA DE CARVALHO MACHADO e MARISE BASSO AMARAL

Infelizmente nossa sociedade só valoriza os animais, é ligar a televisão e veremos os animais em desenhos animados, nos filmes. Os brinquedos também. Desta forma poucos percebem as plantas, as flores, as florestas. O que ocorre na verdade é que as plantas é cenário e os animais são os atores….

Temos que usar da criatividade para despertar o interesse da sociedade para os organismos que sustentam a vida humana na Terra.

As pesquisadoras Clara de Carvalho Machado e Marise Basso Amaral, fizeram um trabalho interessante: Memórias Ilustradas: Aproximações entre Formação Docente, Imagens e Personagens. Que podemos achar neste link: https://www.rbcdh.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/1982-5153.2015v8n2p7/29492 , sobre como melhorar a percepção das pessoas em relação a “cegueira botânica” como as autoras chamam a situação.

Vale a pena!

Abaixo algumas citações do artigo:

Memórias Ilustradas: Aproximações entre Formação Docente, Imagens e Personagens Botânicos (Illustrated Memories: Similarities between Teacher Education, Images and Plant Characters) CLARA DE CARVALHO MACHADO e MARISE BASSO AMARAL

“As plantas passam pelo período escolar, muitas vezes também pela universidade, e seguem  sendo atores coadjuvantes no ensino de ciências, de biologia e na vida cotidiana da nossa sociedade.”

“A cegueira botânica nos alerta para os desafios de atentarmos às plantas como seres vivos importantes para a sobrevivência de outros seres e para o equilíbrio ecológico. Sobretudo no período escolar, quando não se objetiva um ensino técnico ou profissionalizante, a importância de conhecer e entender conteúdos que possam ser relacionados com as atividades diárias se faz relevante.”

Related Post

Pocket