Tempo de leitura:2 minutos

BONDES MODERNOS E ECOLÓGICOS

Rodovia recarrega bateria de carro elétrico

Já imaginou não ter mais que ficar parado num posto de gasolina para abastecer seu carro, ou quando a luz de alerta de combustível acender você não entrar mais em pânico ?

Na Suécia já se iniciou este sonho, mas infelizmente só para caminhões e elétricos, quem sabe um dia os carros elétricos simples não tenham esta tecnologia.
A verdade  é que é  uma velha tecnologia remodelada, alguns sistemas de bondes e até de ônibus funcionam assim, só que a energia elétrica vem de fios elétricos de postes, na cidade de São Paulo havia este modelo.

Sandro Muniz

apaixonado por novas tecnologias ambientais

 

A Suécia inaugurou a primeira estrada eletrificada do mundo. O trecho de 2 km foi aberto na última quarta-feira (11) durante uma cerimônia que contou com a participação do ministro da Infraestrutura da Suécia, Tomas Eneroth, e Lena Erixon, diretora geral da Administração Sueca de Transportes.

De acordo com o The Local, a tecnologia – que está localizada na saída do aeroporto de Estocolmo Arlanda, consiste em um dispositivo que se encaixa na parte inferior do chassi dos carros e que se conecta ao extenso trilho elétrico no meio da estrada. O conector detecta o slot na estrada e desce automaticamente para a pista. No final da jornada, o mecanismo sobe da mesma maneira.
De acordo com Gunnar Asplund, desenvolvedor da ideia, esta alternativa permite resolver uma das principais desvantagens dos carros elétricos: a curta duração da bateria e o prolongado tempo de carregamento. Além disso, poderia reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono a um custo de construção muito menor do que um trecho urbano normal.

Por sua vez, o consórcio responsável pela construção do setor elétrico acredita que tecnologias semelhantes poderão entrar em uso comercial em um período de 5 a 10 anos. “Todo governo que quer ter um sistema de transporte livre de combustível fóssil tem que fazer alguma coisa, e é realmente difícil pensar em alcançá-lo sem estradas elétricas”, diz a empresa.

Um caminhão elétrico que funcionará para a empresa de logística PostNord durante os próximos 12 meses usará a estrada para fazer a “recarga”, uma vez que transporta as entregas entre o aeroporto de Arlanda e seu centro de distribuição a 12 km de distância.

fonte: https://oportaln10.com.br/suecia-inaugura-estrada-eletrica-que-recarrega-veiculos-em-movimento-80596/amp/

POSTAGENS RELACIONADAS
Pocket