Já ouvimos muito falar que todos temos energia! Agora não esperava descobrir que nossas torneiras e canos podem ser pequenas geradoras de energia.

Uma torneira pode gerar energia para acender um led, ou armazenar energia e acender algo maior.

Uma cidade dos Estados Unidos da América, Portland, está instalando nas tubulações do serviço de água miniturbinas para gerar energia que depois é direcionada ao sistema elétrico (https://tecnoblog.net/190221/tubulacao-agua-energia-eletrica/) .  Esta geração de energia é praticamente zero de impactos negativos ao meio ambiente, já que não altera percursos de rios ou os represa.

No Brasil também há tecnologia na área. A partir de nossas caixas d´agua podemos ter miniusinas em casa!

“A UGES transforma a passagem da água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia. Vale destacar que o consumo diário de água no país é, em média, de 250 litros por pessoa, consumo que é totalmente desperdiçado como forma de energia. Ao desenvolver um sistema que reaproveita essa energia, podemos gerar eletricidade, sem emissão de gases e totalmente limpa”, destacou Mauro Serra, em entrevista à Faperj. (http://ciclovivo.com.br/noticia/brasileiros-criam-sistema-que-transforma-caixa-d-agua-em-miniusina-hidreletrica/)

Da próxima vez que você der uma descarga no banheiro pense na quantidade de energia que lá se foi…

 

Sandro Muniz

Pocket