Tempo de leitura:3 minutos

UM PAÍS CHAMADO FLORESTA ATLÂNTICA

 

Quanto sobrou de nossa rica Floresta Atlântica? Aproximadamente 12 %. Alguns dizem que são 7 % mas estudos recentes mostram que há um pouco mais, e que muita área por questões legais ou por questões de dificuldade de ocupação agrícola foram deixadas de lado e nossa floresta ocupou o que é dela.

Não temos muito a comemorar, muito da proteção dela está ameaçada. Até o preço dos combustíveis tem relação com a sua destruição. O gás de cozinha está tão caro que muitas famílias praticamente pararam de usar botijão de cozinha para usar lenha em seu dia-a-dia.

Lenha da Floresta para esquentar e fazer comida, substituta do gás devido aos altos preços

 

 

“No ano em que preço do gás de cozinha teve alta histórica, 1,2 milhão de domicílios brasileiros passaram a usar também lenha e carvão como alternativa para cocção de alimentos, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2017, 12,3 milhões de domicílios usaram lenha ou carvão como combustível para cocção. O número representa um crescimento de 11% com relação aos 11,1 milhões verificados no ano anterior”

 

Para podermos entender o que sobrou, 162.666 km² , vamos comparar com o tamanho de alguns países:

 

É maior que a Inglaterra*  e Grécia, separadamente :

Todos os fragmentos de Floresta Atlântica que sobraram se juntados seria maior que Inglaterra ou Grécia

 

Se nossa floresta ainda fosse do tamanho original, como encontrada no dia 27 de maio de 1500 e relatada por Pero Vaz de Caminha, seria o 19º país em tamanho.

 

Não fiquemos muito felizes pois boa parte do que restou estão em fragmentos muito pequenos para que a própria Mata Atlântica (não é um nome muito legal já que remete a “matar, mortal..”) tenha sua continuidade no tempo garantida.

80 % te tudo que restou estão em áreas com menos de 50 hectares, ou 50 campos de futebol. Nada, nos padrões ecológicos, e para piorar estão muito distantes uns dos outros, dificultando a passagem da fauna e “flora” via sementes, por exemplo.

Não para por aí, 7 em cada 10 fragmentos estão a apenas 250 m de áreas abertas, sofrendo grandes impactos do efeito de borda, tais como invasão de espécies, seca da floresta, perda de biodiversidade. Ver: Efeitos da fragmentação de habitats em populações vegetais

UMA FLORESTA COM PASSAPORTE

E para comemorar neste dia Floresta Atlântica criamos o país Floresta Atlântica, com isso iremos divulgar de outras formas a importância desta megabiodiversidade encontrada por estas bandas, apenas a título de comparação, há em 1 m ² do nosso país Floresta mais espécies de formigas que em toda a Europa. Estamos discutindo a Constituição que este país terá, mande suas contribuições. O primeiro capítulo dirá:  “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a todos os animais e plantas a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança…

Quem quiser participar como apoiador deste novo país, que já tem passaporte, é só mandar um comentário, e marcar seus amigos nas redes sociais que queiram fazer parte desta campanha!

Passaporte do País Floresta Atlântica

 

 

Como último dado: 9 % das florestas que sobraram estão dentro de unidades de conservação, então, se quiser fazer algo mesmo  e  agora para apoiar nossas riquezas naturais comece apoiando as ações dos parques e reservas biológicas perto de sua casa.

 

Sandro Muniz

Biólogo, naturalizado Atlantiquense.

 

*boa parte da madeira e riquezas da floresta foi para financiar direta ou indiretamente a expansão inglesa, tanto a sua revolução industrial ou sua ocupação pelo mundo.

 

Fontes:

https://www.brasildefato.com.br/2017/12/15/com-aumento-no-preco-do-gas-populacao-volta-a-cozinhar-com-lenha/

Brazilian Atlantic forest how much is left and how is the remaining forest distributed ribeiro2009

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/com-alta-do-gas-12-mi-domicilios-apelaram-a-lenha-ou-carvao-em-2017.shtml

https://www2.ib.unicamp.br/profs/fsantos/nt238/2007/Monografias/Monografia-Sandro.pdf 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS QUENTINHAS

os seus dados não serão transmitidos a terceiros

POSTAGENS RELACIONADAS
Pocket