Tempo de leitura:2 minutos

IMPORTANTE ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERÁ CRIADA EM MANAUS PARA PROTEGER ESPÉCIE DE MACACO AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

 

sauim-de-coleira (Saguinus bicolor)

 

 

Estado do Amazonas terá uma nova unidade de conservação, esta área será de uso sustentável e faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta firmados entre o MPF e a prefeitura de Manaus.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim de Manaus, como o nome diz, irá preservar uma das espécies mais endêmicas de primatas e mais ameaçada de extinção.

O Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) ou sagui-morcego, que tem este nome devido sua cabeça “pelada”, sofre ameaças da expansão urbana de região de Manaus. Estes animais morrem caçados ou eletrocutados na rede elétrica.

A ideia da APA é criar um corredor de proteção por onde vive este importante e belo animal, símbolo de Manaus.

Dia 12 de maio ocorreu uma audiência pública, para debater esta futura unidade de conservação, na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, bairro Colônia Terra Nova, ZN da cidade de Manaus.

Estudos mostram que a espécie poderá desaparecer em 40 anos, de acordo com a Lista Vermelha das espécies ameaçadas de extinção o Sauim-de-coleira está criticamente ameaçado.

Sabemos que não adiantará a criação de uma nova unidade de conservação se não houver investimento na APA, na contratação de funcionários, mais estudos sobre a espécie e atividades de educação ambiental para a comunidade de dentro e entorno da futura área de proteção.

 

Sandro Muniz

Biólogo e primata

 

Sobre a biologia do animal:

Sauim-de-coleira e sua biologia

 

 

Saiba mais:

http://www.iucnredlist.org/details/40644/0

https://www.acritica.com/channels/manaus/news/consulta-publica-discute-criacao-de-area-de-preservacao-ambiental-saium-de-coleira

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/manaus-deve-ganhar-unidade-de-conservacao-para-preservar-sauim-de-coleira.ghtml

 

POSTAGENS RELACIONADAS
Pocket